sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Resenha - Ana Botafogo na ponta dos pés!

 Sinopse ( retirada do site skoob ) - Ana Botafogo - Na ponta dos pés - Leda Nagle, Dalal Achcar

O livro trata de momentos importantes da vida de Ana Botafogo, seu début internacional, sua entrada para o Teatro Municipal do Rio de Janeiro como primeira bailarina, suas apresentações que tiveram mais êxito e seus balés prediletos. A bailarina enfatiza a importância do planejamento e do eterno aprendizado para o reconhecimento profissional e aponta possíveis fatores que a conduziram a uma posição de destaque.
Ana Botafogo fala da importância de se trabalhar numa companhia de balé, onde há outras pessoas com quem dividir o dia-a-dia de trabalho, pois para ela a dança é uma profissão que estimula o egoísmo. "Senão ficamos só no eu, só preocupados conosco, com nosso físico, com nosso aperfeiçoamento". Conta também a importância que a família e os amigos têm em sua vida.



Resenha - 

Um dos primeiros livros que comprei!

Havia pouco tempo desde que começara a fazer Ballet clássico e a minha Diva é e sempre foi a Ana Botafogo, então quando vi um livro que falava da trajetória dela desde entrada no mundo do ballet ate se tornar primeira bailarina eu tive que comprar.

- Alerta de Spoiler -
O livro e baseado em entrevista que Ana concedeu; ela fala que em sua opinião tudo começa na família que é a base de tudo, fala sobre ter trancado o curso de letras, fala de suas viagens e ate sobre seus casamentos.

-Fim de Spoiler –

Para bailarinos ou apenas admiradores de dança ou da própria Ana, esse livro e um prato cheio como se todas as entrevistas já dadas em sua vida tivessem sido reunidas e o melhor e que parece que tem algo mais que ninguém sabia ou que ela não falava e ela resolveu falar,  colocar na sua autobiografia, falando de sua vida profissional e citando fatos importantes de sua vida pessoal e impossível não admirar a profissional que nascia.
Ana fala e suas aulas de balé, das viagens, Studio, e companhias por onde passou, sua vida em família, fatos que a marcaram fala sobre quando começou a trabalhar no municipal e como consegui o titulo de primeira bailarina. O livro todo e uma dica para todas as bailarinas, ou melhor, e uma “dica” para todos nos; por mais que pareça difícil uma situação siga em frente você é capaz, essa é a lição que tive com esse livro.
Cada inicio de capitulo vem com lindas e delicadas ilustrações, de bailarinas em varias poses- executando vários passos - como  se fosse desenhos em carvão, arte da capa é diferente do seu outro livro – Ana Botafogo e a magia do palco, qual Ana esta com tutu,  e toda caracterizada para o palco -   e simples  como se ela estivesse indo para uma aula, o que me fez gostar ainda mais.
E para completar ainda vem um cd com musicas para aula de ballet, simplesmente encantador!

Nenhum comentário:

Postar um comentário